Prefeitura de Porto Velho agora conta com tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais 4f3t4b
Postura do prefeito Léo Moraes diminui as barreiras entre o setor público municipal e o cidadão surdo, garantindo os seus direitos
Função já está sendo exercida pela pedagoga Jacqueline Graziela Dantas
Com objetivo de promover ainda mais a inclusão e a garantia de direito das pessoas para o exercício de uma gestão amplamente participativa com todos os públicos, pela primeira vez, a Prefeitura de Porto Velho conta com o trabalho de uma tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A função já está sendo exercida pela pedagoga Jacqueline Graziela Dantas, pós-graduada na matéria.
“A Língua Brasileira de Sinais é fundamental na gestão pública porque garante ibilidade, inclusão e cidadania às pessoas surdas. Ela permite a comunicação eficaz entre os gestores e esse público de uma forma especial, assegurando seus direitos e promovendo uma gestão mais justa, democrática e inclusiva”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Graziela tem a responsabilidade de facilitar a comunicação do gestor municipal com a população surda. Por isso, ela vai atuar em todos os eventos oficiais da Prefeitura que tiverem a participação do prefeito Léo Moraes. “Eu vou acompanhar o prefeito onde ele for. Onde ele estiver, sendo evento oficial, estarei à sua disposição”, afirmou a tradutora.
Ela acrescentou que a Lei nº 10.436 de 2002, reconhece a Libras como meio legal de comunicação, e que a Prefeitura de Porto Velho, como poder público, pode utilizar esse meio legal para garantir ibilidade comunicacional para as pessoas surdas. Desta forma, faz com que todos tenham o ao mesmo direito, de uma forma mais humanizada e inclusiva.
Língua Brasileira de Sinais é fundamental na gestão pública, destacou o prefeito Léo Moraes
“O prefeito Léo Moraes está demonstrando que a gestão dele está comprometida com a valorização da diversidade cultural e linguística, reconhecendo a comunidade surda como parte importante da sociedade. E isso ajuda para que a implementação de políticas públicas sejam mais eficazes, baseadas nessa escuta ativa e na participação de pessoas surdas nas decisões municipais”, afirmou Graziela.
Acrescentou ainda que a postura do prefeito vai possibilitar que não haja mais barreiras entre o setor público municipal e o cidadão, porque o surdo é cidadão que vota e que tem seus direitos e deveres, sendo necessário que ele seja atendido dentro dessa base legal. Jacqueline Graziela Dantas é graduada em Pedagogia pela Uniron e pós-graduada em Libras pela faculdade UNIBF.
O superintendente Muncipal de Comunicação, Paulo Afonso, destacou a importância e disse que a chegada de uma interprete é um marco na gestão. "Com a chegada da tradutora e intérprete de Libras, Jacqueline Graziela Dantas, à equipe da Prefeitura, damos mais um o firme e concreto rumo a uma cidade mais inclusiva, humana e ível. A iniciativa reforça o compromisso do prefeito Léo Moraes com a inclusão, ao assegurar que a comunicação oficial alcance também a comunidade surda, garantindo seus direitos, valorizando a diversidade e promovendo uma gestão participativa para todos".
Leia Também 4td3z
Parque da Cidade recebe mais uma etapa do Movimento Maio Amarelo neste sábado, 17 1g3k6q
Ação busca conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir o número de sinistros e mortes no trânsito
Voa Brasil para aposentados: entenda como o programa pode impulsionar a economia nacional 5f4l3d
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a democratização do transporte aéreo tem implicações que vão muito além da mobilidade individual
Prefeito Affonso quer limpa e organizada 285z15
Durante o mutirão, as equipes executaram a raspagem de sarjetas, capina, varrição, recolhimento de materiais inservíveis e roço do gramado
Comentários 712a35
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook 597361