Prefeitura de Porto Velho alerta sobre importância da prevenção contra gripe 6u6v3n
O primeiro o da população aos serviços de saúde deve ser nas Unidades de Saúde da Família
Semusa destaca que a gripe é a doença respiratória aguda e sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa
A gripe é uma doença viral respiratória comum que pode levar a complicações graves, especialmente em grupos de risco. Por conta dos cuidados necessários nesse período, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça a importância da prevenção e ainda a vacinação contra a influenza.
A Semusa destaca que a gripe é a doença respiratória aguda e sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A influenza pode aparecer de duas formas: Síndrome Gripal - que é a mais frequente; ou como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - um quadro com sinais e sintomas de maior gravidade e que leva à internação.
Saiba como se prevenir da gripe adotando medidas simples:
-Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel, especialmente depois de tossir ou espirrar;
-Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
-Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
-Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;
-Em caso de gripe, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento;
-Pessoas com gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
Em caso de gripe, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento
De 1º de janeiro a 28 de abril de 2025, foram notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe): 256 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 247 foram evoluídos para cura e nove evoluíram para óbito.
No período de 1º de janeiro a 29 de abril de 2025, foram registrados no sistema de Informação da Vigilância da covid-19 eSUS-Notifica, 16.313 casos, sendo que foram 10.107 casos negativos, 2.692 confirmados laboratorialmente, curados 2.687, cinco evoluíram para óbito.
O primeiro o da população aos serviços de saúde, deve ser nas Unidades de Saúde da Família, mais próxima de sua residência, onde receberão orientações quanto as medidas de promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.
Vacinação contra a gripe em Porto Velho segue até o dia 31 de julho
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação contra a gripe em Porto Velho segue até o dia 31 de julho, como parte da campanha nacional iniciada em setembro de 2024. As doses estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde e também no ponto fixo de vacinação no Porto Velho Shopping.
De acordo com o secretário da Semusa, Jaime Gazola, a estratégia de manter a vacinação no Porto Velho Shopping é uma forma de facilitar o o da população à imunização. O espaço funciona de acordo com o horário de funcionamento do shopping, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O endereço das unidades de saúde que ofertam a vacina contra a gripe pode ser ado aqui.
Leia Também 4td3z
O quadro momento da inclusão mostrou que pessoas com deficiência estão tendo dificuldades para utilizar o transporte especial na capital. Sentran a público veio explicar como resolver n5c41
Em nota a SENTRAM, informou que é importante que os usuários ou responsáveis entrem em contato pelos canais oficiais, pois o sistema pode apresentar falhas ou inconsistência
MPF obtém condenação de vereador por falas preconceituosas em Caxias do Sul (RS) 4q6v6q
Sandro Fantinel foi condenado ao pagamento de danos morais coletivos após falas discriminatórias contra trabalhadores baianos
PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br 5d4j5m
Grupo burlava sistemas de autenticação biométrica
Comentários 712a35
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook 597361