Projeto universitário promove conscientização sobre perigos digitais no CRAS Jardim dos Migrantes 484b6h
A atividade foi conduzida pela universitária Neliane Silva Valete, que já participou de outras ações no CRAS

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim dos Migrantes, recebeu a visita de acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que desenvolveram um projeto de extensão com foco na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
A atividade foi conduzida pela universitária Neliane Silva Valete, que já participou de outras ações no CRAS. O projeto, inicialmente voltado ao uso da tecnologia por crianças e adolescentes, foi adaptado para abordar a temática do Maio Laranja, mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“O projeto foi idealizado como parte das nossas atividades acadêmicas e escolhemos o CRAS Jardim dos Migrantes pela parceria e acolhimento que sempre tivemos aqui, especialmente com o apoio da Nilza, coordenadora da unidade”, destacou Neliane.
Durante o encontro, os adolescentes participaram de atividades lúdicas e educativas, como quizzes e jogos interativos, que abordaram os perigos ocultos por trás de jogos eletrônicos e redes sociais, além de orientações sobre os canais de denúncia e proteção disponíveis.
“O mundo digital é uma realidade muito presente na vida dos jovens. Pensamos que, se utilizássemos essa linguagem que eles dominam e gostam, conseguiríamos captar a atenção deles para temas sérios e urgentes. E funcionou. Eles participaram, se envolveram e refletiram sobre os riscos e como se proteger”, acrescentou a universitária.
A ação integra as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e faz parte da programação do Maio Laranja e da Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, reforçando o compromisso da istração municipal com a promoção de ações educativas, de prevenção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Leia Também 4td3z
Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante u3t3y
Entidade registrou 144 agressões contra estes profissionais em 2024
Consulta de óbito: Compreenda a importância deste procedimento e saiba como realizá-lo 53t4j
Talvez você nunca tenha pensado sobre isso. Mas a verdade é que consultar óbito pelo nome é algo muito mais importante (e ível) do que parece
Forno a gás ou elétrico? Veja como escolher o ideal para sua casa 1s2e1h
Cada modelo tem vantagens e desvantagens no consumo, no preparo dos alimentos e no impacto na conta do mês; entenda o que considerar antes da compra
Comentários 712a35
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook 597361