Combate às queimadas e desmatamento ilegal é tema de reunião entre governo de RO e órgãos públicos n184n
A reunião teve como objetivo planejar ações para mitigar os impactos ocasionados pelas queimadas e combater o desmatamento e à extração ilegal de madeira

A ação teve como foco central discutir estratégias de enfrentamento e prevenção ao desmatamento e às queimadas
Para alinhar estratégias de prevenção, o governo de Rondônia realizou uma reunião que teve como objetivo planejar ações para mitigar os impactos ocasionados pelas queimadas e combater o desmatamento e à extração ilegal de madeira, visando evitar impactos ambientais críticos. O encontro aconteceu na sexta-feira (16), na Estação Ecológica Soldado da Borracha, situada entre os municípios de Porto Velho e Cujubim, e contou com a participação dos servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), demais órgãos e os moradores da Unidade de Conservação.
A ação teve como foco central discutir estratégias de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais. Na ocasião, foi apresentado todo o processo de identificação e monitoramento das queimadas, reforçando a importância da participação comunitária. Além disso, foram entregues outdoors e placas informativas com canais de denúncia, fortalecendo a parceria entre o poder público e os moradores na prevenção de crimes ambientais e no cuidado com a floresta.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou o comprometimento da gestão estadual com a preservação ambiental. “A preservação do meio ambiente é fundamental para proteção de nossas riquezas naturais. Com a iniciativa, o governo fortalece a proteção ao patrimônio ambiental do estado e intensifica esforços para combater o desmatamento, os incêndios florestais e todas as ações criminosas que possam ameaçar a nossa biodiversidade.”
O encontro ocorreu na Estação Ecológica Soldado da Borracha
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
O secretário executivo da Sedam, Huerique Charles Lopes Pereira, ressaltou a importância dessas iniciativas. “Estamos trabalhando para fortalecer a proteção das Unidades de Conservação e minimizar os riscos de incêndios florestais. A integração entre os órgãos é fundamental para alcançar esses objetivos e garantir a preservação do nosso meio ambiente.”
Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as iniciativas são de extrema importância para a proteção ambiental. “A iniciativa reforça o compromisso do governo de Rondônia com a preservação ambiental e o combate aos crimes ambientais, promovendo ações integradas e eficazes para proteger as riquezas naturais do estado. A atuação integrada entre os órgãos de governo, forças de segurança e comunidades locais demonstra a importância da cooperação para enfrentar os desafios ambientais de forma estratégica e eficaz”, frisou.
Leia Também 4td3z
Prova do Exame Nacional da Magistratura teve 295 presentes em Rondônia 493u2m
Na região Norte, 2.634 inscrições foram homologadas, sendo 413 em Rondônia
Semasf divulga ações da Campanha Maio Laranja na CMJP 603g2s
De acordo com a titular da Semasf, Sirley Muniz, a iniciativa busca o envolvimento do legislativo municipal no Projeto “Faça Bonito”
Projeto universitário promove conscientização sobre perigos digitais no CRAS 6cs51
A atividade foi conduzida pela universitária Neliane Silva Valete, que já participou de outras ações no CRAS
Comentários 712a35
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook 597361