MPRO promove reunião com órgãos ambientais sobre prevenção a incêndios florestais em Rondônia 575g53
Encontro aconteceu no Colégio de Procuradores do Ministério Público

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), promoveu reunião com órgãos que possuem atuação ambiental para discutir demandas relacionadas à prevenção de incêndios florestais, nesta terça-feira (20/5), em Porto Velho.
O objetivo do encontro foi dar continuidade nas atuações, iniciadas no ano ado, a fim de discutir estratégias de prevenção e enfrentamento de incêndios florestais que acometem o Estado de Rondônia durante o período de estiagem, além de deliberar sobre o monitoramento das regiões afetadas. A iniciativa foi coordenada pela promotora de Justiça, coordenadora do Gaema, Valeria Giumelli Canestrini, que oportunizou o momento para compartilhamento de informações e apresentações de propostas e integração entre os órgãos.
Estiveram presentes representantes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO); Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) e Defesa Civil; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Ministério Público Federal (MPF); Polícia Militar de Rondônia (PMRO); Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PMRO); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Federal (PF); Polícia Civil (PC/RO); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Exército Brasileiro (EB) e Serviço Geológico do Brasil (SGB/RM). Também participou da reunião o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública do Ministério Público (Gaesp), Pablo Hernandez Viscardi.
Estiveram em pauta na reunião a manutenção da estrutura de pessoal e material dos órgãos responsáveis pelo planejamento preventivo e repressivo no combate a queimadas e incêndios florestais, além da efetiva responsabilização istrativa, cível e criminal de infratores responsáveis por ações criminosas também foram apontados como imprescindíveis para o sucesso do enfrentamento às queimadas.
Ao final da reunião foi deliberada a continuidade das reuniões do grupo interinstitucional, mantendo a troca de informações e o monitoramento da situação no Estado, conforme diagnósticos situacionais apresentados pelo Censipam.
Leia Também 4td3z
Prova do Exame Nacional da Magistratura teve 295 presentes em Rondônia 493u2m
Na região Norte, 2.634 inscrições foram homologadas, sendo 413 em Rondônia
Semasf divulga ações da Campanha Maio Laranja na CMJP 603g2s
De acordo com a titular da Semasf, Sirley Muniz, a iniciativa busca o envolvimento do legislativo municipal no Projeto “Faça Bonito”
Projeto universitário promove conscientização sobre perigos digitais no CRAS 6cs51
A atividade foi conduzida pela universitária Neliane Silva Valete, que já participou de outras ações no CRAS
Comentários 712a35
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook 597361