Prefeito Léo Moraes anuncia programa inédito que vai revolucionar a agricultura familiar 5s2w1k
O programa levará maquinários para a zona rural e distritos, com apoio técnico e custo ível
De acordo com o prefeito Léo Moraes, os moradores da zona rural de Porto Velho, além dos distritos, estão aptos a participarem desse programa
Um programa inédito, voltado ao fortalecimento da infraestrutura nas propriedades rurais de Porto Velho, foi anunciado nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Léo Moraes. Trata-se do "Porteira Adentro 2025", iniciativa que levará apoio técnico e soluções íveis para facilitar a vida dos produtores rurais do município, prometendo impulsionar o desenvolvimento do setor agrário.
"Tem muito produtor que quer melhorar sua terra, mas não consegue porque o custo é alto. Mas a ajuda chegou com o programa Porteira Adentro. Será hora/máquina dentro da sua área rural, com apoio técnico e custo ível. Até 80% mais barato", disse o prefeito Léo Moraes.
Estipulado pela Lei Municipal nº 2.545/2018 e executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), o programa disponibilizará e técnico com maquinário e transporte para os produtores da agricultura familiar, garantindo maior estrutura às atividades rurais.
Serão oferecidos serviços como terraplanagem para construção de galpões, pocilgas, estábulos e casas rurais; preparo do solo com destoca, gradagem e aração; aterramento de currais e logradouros; e recuperação de estradas dentro das propriedades.
Programa disponibilizará e técnico com maquinário e transporte para os produtores da agricultura familiar
Patrulhas mecanizadas compostas por retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões (basculante e de carga seca), tratores com calcareadeira, adubadeira e plantadeira, entre outros, ficarão à disposição dos produtores.
Ainda de acordo com o prefeito Léo Moraes, os moradores da zona rural de Porto Velho, além dos distritos, estão aptos a participarem desse programa, bastando apenas cumprir os critérios estabelecidos para a inscrição no projeto.
“Os atendimentos acontecerão tanto na zona rural de Porto Velho, num raio de até 100 quilômetros do núcleo urbano, quanto nos distritos de União Bandeirantes, Rio Pardo e Ponta do Abunã, num raio de até 50 quilômetros. É importante destacar que não serão atendidas propriedades situadas em áreas protegidas por lei", afirmou o prefeito Léo Moraes.
Patrulhas mecanizadas ficarão à disposição dos produtores
Podem participar produtores rurais que atendam aos seguintes requisitos: cadastro atualizado junto à Semagric, comprovação de posse ou propriedade de até quatro módulos rurais e Inscrição no Cadastro do Agricultor Familiar (CAF). Cada produtor tem um limite de uso por máquina, variando entre 5 a 8 horas ou de 100 a 500 km, dependendo do serviço. Os resultados preliminares das vistorias serão divulgados quinzenalmente, com a primeira publicação prevista para o dia 21 de abril.
A execução do "Porteira Adentro 2025" vai até o dia 31 de outubro. As informações ficarão disponíveis tanto no mural físico da Semagric quanto no portal eletrônico da secretaria.
Para saber como utilizar o programa, o produtor pode ter mais informações na sede da Semagric, localizada na rua Mário Andreazza, 8072, bairro JK II, ou pelo WhatsApp (69) 99208-4091.
Leia Também 4td3z
Porto Velho será a primeira capital do Brasil a contratar jovens com deficiência e neurodivergência como jovem aprendiz 172o
O projeto foi anunciado pelo prefeito Léo Moraes
Prefeitura de Porto Velho realiza ação conjunta para apurar denúncias em funerárias da capital 4s3f69
Operação visa garantir regularidade dos serviços prestados à população
MP ajuíza ação com pedido de liminar para garantir melhorias no fornecimento de energia 275w1
A ação foi proposta pela Promotora de Justiça Conceição Forte Baena, a partir de abaixo-assinado em que moradores relataram a situação ao MP
Comentários 712a35
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook 597361